
Foi hoje publicada em Diário da República (consultar aqui) a abertura do concurso público para a empreitada de ampliação do Lar Residencial e construção de um novo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão. Trata-se de uma obra que tem um valor-base de 805 mil euros, que representa o próximo grande investimento da Fundação João Bento Raimundo, desta vez na área do acolhimento e inclusão de pessoas com deficiência.
A remodelação e ampliação do topo Poente irá permitir o melhor aproveitamento de um dos edifícios iniciais do complexo da Fundação, na Avenida Alexandre Herculano, com mais de duas décadas de funcionamento, dotando a resposta social para a deficiência com novas e modernas instalações, onde se dará seguimento, com melhoradas condições, a práticas de intervenção e acompanhamento psicossocial cuja qualidade e inovação já foi distinguida a nível nacional, designadamente pelo recurso à realidade virtual para fins terapêuticos, à estimulação multissensorial e ao desporto adaptado, passando pelo uso pioneiro de técnicas de Snoezelen.
O objetivo da Fundação João Bento Raimundo passa por aliar a terapia ao bem-estar de cidadãos com deficiência e é nesse sentido que agora avança para mais um grande empreendimento, que acrescentará novidade e qualidade a uma das marcas do serviço social prestado pela instituição.
As obras, que terão o prazo de execução de um ano, vão permitir duplicar a capacidade de acolhimento no Lar Residencial e abrir um novo Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, sendo este para 18 utentes.



