A Escola Profissional da Guarda recebe alunos provenientes de todos os concelhos do distrito da Guarda e também de distritos limítrofes (Bragança, Viseu e Castelo Branco) ou distantes, como Setúbal.
Tal realidade levou a Fundação João Bento Raimundo a investir numa nova resposta social, assegurando condições de alojamento a centenas de estudantes deslocados.


Com um investimento inicial de um milhão e meio de euros e a construção em menos de um ano, a primeira fase da residência entrou em funcionamento em 2017, com 36 quartos triplos dotados de zonas de estudo e instalações sanitárias individuais, além de áreas coletivas, como cantina e salas polivalentes.
Inauguração da Residência de Estudantes, pelo Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, em maio de 2018.
O sucesso do novo equipamento ditou uma ampliação, três anos depois, que acrescentou 8 quatros triplos à capacidade inicial. Ainda assim, o prestígio consolidado da Escola Profissional da Guarda e a crescente procura por alunos de origens geográficas cada vez mais longínquas reclamam novas soluções. É nesse sentido que a Fundação tem já em projeto uma segunda Residência para Estudantes, com capacidade para 120 camas, que pretende edificar em terreno próprio, na Rua da Malmedra, adquirido para a prossecução de funções sociais e educacionais.


