
A Escola Profissional da Guarda é, pelo segundo ano consecutivo, a primeira a nível nacional no ranking dos estabelecimentos de ensino profissional que tiveram mais de uma centena de alunos a concluir a formação. Os dados referentes a 2020 revelam a consolidação da posição da Ensiguarda, no topo e com vantagem destacada, no restrito conjunto de escolas que ministram exclusivamente cursos profissionais e onde há maior número de estudantes.
Com mais de uma centena de alunos que concluíram este nível de ensino no ano letivo anterior estão também Escola Profissional Profitecla (no Porto), a Escola Profissional de Turismo e Hotelaria de Lisboa, a Escola Profissional do Infante (em Vila Nova de Gaia) e a Escola Profissional Nun’Álvares (em Santo Tirso). Todas no litoral, mas em posições inferiores à da Escola Profissional da Guarda.
No ranking geral do ensino profissional, a Ensiguarda – Escola Profissional da Guarda também registou um significativo aumento, passando da posição 26ª, em 2019, para a 9ª, em 2020, num conjunto de 861 estabelecimentos considerados em todo o país.
Com 113 estudantes a frequentar o último ano do ciclo de ensino profissional (o equivalente ao 12º ano no ensino secundário) e também com a mais elevada taxa de ingresso no ensino superior entre as escolas profissionais de todo o país, a nossa Escola reforça a afirmação e o prestígio a nível nacional, num reconhecimento que deve ser, também, motivo de orgulho para a Guarda e para a região.
Ao todo, a Escola Profissional da Guarda teve no último ano letivo 414 alunos, distribuídos por cursos de Comunicação, Multimédia, Informática, Eletromecânica e Saúde. Estudantes não só da Guarda e de praticamente todos os concelhos do distrito, mas, também, provenientes de distritos como Castelo Branco, Viseu, Bragança e Setúbal.